Thursday, September 29, 2011

Anime Ending #3 - Cowboy Bebop

The Seatbelts - The Real Folk Blues (nota:10)


obs: encerramento sem créditos


Após cinco dissertações de temas de abertura e desfecho de animês em inglês, venho finalmente escrever um post sobre uma canção em japonês: The Real Folk Blues, dos Seatbelts, sem dúvida um dos meus temas de animê preferidos.



The Seatbelts foi um conjunto de talentosos músicos liderados por Yôko Kanno, famosa compositora japonesa. A banda foi responsável por toda a trilha sonora do desenho e, posteriormente, de seu jogo para Playstation 2: Cowboy Bebop: Tsuioku no Serenade. Seu estilo varia do tradicional big band jazz (vide o tema de abertura, Tank!), passando pelo blues, funk e country, até o hard rock, hip-hop e electronica, abordando, inclusive, elementos de música experimental. O grupo chegou até a lançar um DVD - Future Blues.




Yôko Kanno, que ocasionalmente incorporou o seu heterônimo Gabriela Robin quando assumia os vocais, já trabalhou para diversos temas de animê e videogames. Só para citar alguns exemplos, ela compôs para: Macross Plus, Turn a Gundam, The Vision of Escaflowne, Ghost in the Shell: Stand Alone Complex e Wolf's Rain.



The Real Folk Blues é o resultado de uma parceria entre Yôko e Yûho Iwasato, outra compositora de renome e, neste caso, a autora da letra. Quem interpreta a música é a cantora Mai Yamane, vocalista da banda New Archaic Smile.



Sobre o animê:

Cowboy Bebop é um clássico dos anos 90, assim como Serial Experiments Lain e Neon Genesis Evangelion. Mas ele não aborda a psicodelia; é mais uma versão futurística de histórias de faroeste, que tem como protagonistas quatro caçadores de recompensas – cowboys – a bordo da nave Bebop.

Cada episódio possui um enredo diferente, não havendo necessariamente uma ligação ou sucessão de fatos entre um e outro, com algumas exceções. As personagens Faye Valentine e Edward, por exemplo, só aparecem a partir dos episódios 3 (Honky Tonk Women) e 9 (Jamming with Edward), respectivamente.



Não obstante, existe uma preocupação com cada um dos protagonistas; alguns dos contos são bem eficientes na construção de seu passado e na compreensão de sua personalidade, o que deixa a história mais interessante. Cowboy Bebop tem seus momentos fortes e pontos fracos, mas em geral é um ótimo animê; sua proposta foge dos clichês, daquilo que podemos chamar de “mais do mesmo”.

Destaco os episódios Ballad of Fallen Angels (ep 5), Jupiter Jazz, partes I e II (eps 12 e 13) e o épico final The Real Folk Blues, partes I e II (ep 25 e 26), dentre outras partes da série.

Falta-me agora assistir ao OVA Knockin' on Heaven's Door., aclamado por críticos da BBC e também pelo fansite The Jazz Messengers.


Veja também os encerramentos de:

Beck - My World Down (Meister)
Hellsing - Shine (Mr. Big)

No comments:

Post a Comment