Friday, February 18, 2011

Traduções Livres II

Vivendo e aprendendo

Voltei para casa pela manhã e tudo se perdeu.
Deus, o que é que eu fiz?
Caí como um morto no corredor,
Amaldiçoando aquela aurora.
Ora, Sol, por que é que eu tenho que me dar mal?
Só estou tentando aprender!

Olhei para a luz a fim de aliviar um pouco a dor.
Foi tudo em vão, porque nada senti
A não ser uma dor em meu corpo
E um arrependimento na alma,
Mas vou ficar bem,

Porque estou vivendo e aprendendo.
Sim, estou vivendo e aprendendo.
Se viver, vai aprender.
Estou vivendo e aprendendo.

Me acertaram na cara e comecei uma briga,
Porque sabia que estava certo,
Mas aprendi que estava errado.
Lembro de uma surra, lembro que briguei
Pelo dinheiro que ganhei.

Me feri, me queimei
E perdi o que consegui,
Mas vivi e aprendi.
Sim, eu vivi e aprendi.

Entendi, agora entendi.
(Ele entendeu, agora ele entendeu!)

Cheguei a uma esquina
Com a ajuda de um rapaz.
Droga, parece que eu não aprendo!
Só se sabe dos erros quando se precisa de ajuda.
Por isso, paguei e fiquei no chão como retorno.
E nem sei o que eu aprendi.

Bom, você recebe o que dá
E, poxa, eu vivi.
Mas se se vive enquanto aprende,
Ah, não acho que vou aprender!

Com o sol em meus olhos,
Surpresa! Estou vivendo a vida.
Mas parece que eu não aprendo;
Não, não acho que vou aprender.

Canção: Live and Learn.
Artista: The Cardigans.

Composição: Svensson, Persson (sim, os caras são suecos).


Retirado do álbum Long Gone Before Daylight, lançado como single em dezembro de 2003.



Você provavelmente, se não é fã da banda, já ouviu alguma música dos Cardigans. Lovefool é a mais famosa delas, mas nem por isso a melhor. Quem é da minha geração e jogou muito Gran Turismo 2 no Playstation conhece My Favourite Game, tema de abertura e o principal hit do álbum - de que nome? - Gran Turismo! Mas o interessante mesmo é o clipe da música. Enfim, é mais uma das bandas que eu recomendo.

OBS: Originalmente, o eu-lírico da composição Live and Learn é feminino. Ele foi adaptado para o masculino simplesmente por um capricho deste blogueiro (o trecho em parênteses "ele entendeu, agora ele entendeu!" está da seguinte forma na música: "she's got, she's got it now"). Se você ainda não conhece a canção, deve assistir ao videoclipe neste link. O álbum é muito bom, apesar da AllMusic ter dado irrisórias 2,5 estrelas e a Rolling Stone, só 3. Não sei o que se passa pela mente desses críticos. (Ainda vou escrever uma resenha sobre ele e dar a nota que ele merece!)

No comments:

Post a Comment