Friday, July 1, 2011

Deviant do Dia – =Ronaaa


Back to perception, por =Ronaaa

"Tendemos a esquecer que a felicidade não vem como um resultado de conseguir algo que não temos, mas sim de reconhecer e apreciar o que temos."

Friedrich Koening


Nem sei o que significa ir para a cama em uma hora razoável; sou ocupada demais para me aborrecer e quero poder não me preocupar com o que as pessoas dizem. Minhas fotos são um diário para aqueles que podem lê-las.


São as palavras que Rona Keller, a deviant do dia, deixou na apresentação de seu perfil. Recentemente, ao publicar Finally, tomei coragem e fiz algo que há muito tempo pretendia fazer. Perguntei-lhe:


- Você se importaria se eu escrevesse um post sobre você em meu blog? É que eu gosto muito de suas fotos.

Ela, então, respondeu:

- De forma alguma, seria uma honra! Por favor, me passe o link em algum lugar assim que estiver pronto.


Rona, devo dizer, e é o mínimo que posso fazer: a honra é toda minha! Esta é a minha homenagem a você. Espero que goste.



No momento em que os outros percebem que você está machucado,
O confortável silêncio deles é o que você mais precisou.



Alemã, 20 anos, quando conheci o seu trabalho, um projeto estava em andamento:
Fifty Two Weeks; 52 fotos, cada uma representando uma semana do ano. Em cada uma delas, Rona deixava uma mensagem, o que às vezes parecia ser versos de um poema ou trechos de um livro. Era uma forma própria de contar a sua história, de expressar seus sentimentos.



Diga-me algo sobre o meu futuro.

Porque estou assustada. Assustada com todas as coisas que vão acontecer. Mas também anseio por todas as mudanças que este e todos os anos vindouros trarão.


O interessante deste deviation (o primeiro da série) é que Rona substituiu a foto da capa do livro por um auto-retrato que ela tirou dias antes de iniciar o projeto:



Último dia de verão.
Escola amanhã.
Já procrastinando
coisas com as quais não me importei.
Muitas coisas.
Como sempre.
Deviations que não olhei.
Contatos que não conferi.
Fotos que não editei.
O tempo não colaborando.
Dor, a escola causou dor.
Roendo as unhas.
Insatisfação.


Em seu perfil, este é o seu atual deviantID:



E se eu cair e me machucar,
Você saberia como me consertar?
E se eu partisse e me perdesse,
Você saberia onde me encontrar?
E se eu esquecesse quem eu sou,
Você faria o favor de me lembrar?


Estes são versos de Hazy, da cantora e compositora americana-israelense Rosi Golan. Um
cover desta canção particularmente chamou a atenção de Rona.




Tínhamos quinze
E passamos o tempo juntos
Até que houvesse luz do lado de fora
E bebemos a limonada que você fez
E não percebi
Que gostava de você daquele jeito



"A garota logo ali vai se virar sozinha."

Então é isso, o final de um projeto que durou um ano inteiro. Durante estas cinquenta e duas semanas, acredito que me aproximei da pessoa que devo ser. Quando comecei este projeto, estava com receio do que viria em seguida e ao mesmo tempo queria me lembrar dele a cada momento.

(...)

Neste instante, não sei o que me aguarda, mas sei que tenho uma nova vida pela frente. E sei que quero evoluir, quero mudar. Quero me virar sozinha.




Às vezes, amigos são tudo o que você precisa.

1 comment:

  1. Que tema mais legal pra fotografia. Muito legal mesmo. ^^

    ReplyDelete