O Talentoso Vinicius
Arranjador e também compositor, Vinicius Lacerda, de 23 anos, está dando início a um novo projeto integrando uma banda, que se prepara para estrear no mercado. Mas, há tempos, o jovem já se dedica a um trabalho solo, que resultou no projeto "Simphonia Paralella", um CD com várias canções de Vinicius [e Rafael Lacerda], que mostra muita personalidade musical. Mais dessa história poderá ser conferida no sábado, no caderno Multiplus.
Devia ser segunda-feira (20 de setembro) quando Rodrigo, o big boss, me ligou dizendo:
- Vini, o pessoal do jornal O Popular ficou sabendo que eu entreguei o seu material pro Nando Reis no 07 de setembro e agora eles querem entrevistá-lo. Está tudo bem pra você?
Eu disse que sim. Ele me passou então o telefone da assessoria da Prefeitura, que possuia o contato do jornal; liguei lá e marquei uma entrevista no dia seguinte.
O resultado pode ser conferido logo abaixo, matéria que foi publicada na página 3B do caderno Multiplus (O Popular - 01 de outubro de 2011).
À simpática jornalista Vanda Vedovatto, quem me recebeu para a entrevista, e a O Popular meus sinceros agradecimentos.
obs: as anotações em colchetes (acima e abaixo) são ressalvas e ênfases minhas.
A "Simphonia" de Vinicius
por Vanda Vedovatto
No dia 07 de setembro, o cantor e compositor Nando Reis recebeu em seu camarim, pouco antes do show no Complexo Esportivo "José Geraldo Franco Ortiz", o Lavapés, um CD com o sugestivo nome de "Simphonia Paralella". O autor do trabalho é o mogimiriano [nascido em São Bernardo do Campo] Vinicius Lacerda, 23, músico virtuoso [nem tanto] que circula por vários instrumentos e tem como forte os arranjos.
No CD estão 11 canções compostas por Vinicius e o irmão Rafael. A interpretação é de Vinicius. O som remete ao pop rock das bandas dos anos 80 e o rock britânico da década seguinte. Mas não se trata de uma cópia de famosas bandas. O som é original e mostra a personalidade do músico. São melodias envolventes e que deixam perceber os bons arranjos.
O encontro de Vinicius com a música deu-se com mais intensidade há cerca de 5 anos. Ele passou a estudar música e canto. "Gosto de cantar, mas não me considero 'a voz'", diz Vinicius, embora a interpretação em "Simphonia Paralella" seja bem consistente.
Seus estilos vão do rock alternativo ao pop. Mas, Vinicius é um músico mais de estúdio, especializado mesmo em arranjos [fato]. Mesmo assim, ele está envolvido em um novo projeto. Trata-se de uma banda, ainda sem nome, que deve em breve surgir no mercado local. Ele é guitarrista da banda.
Enquanto a banda não começa a se apresentar, Vinicius divulga seu trabalho na internet. "É um meio que ajuda bastante, mas não vai resolver. Não se pode contar apenas com isso", considera. Ele sabe, assim, que o mercado da música é bastante restrito e sem uma porta de acesso [QI - quem indica] torna-se [muito] difícil "emplacar".
Para o futuro, Vinicius Lacerda projeta continuar gravando e compondo seus trabalhos. Mesmo sendo "pé no chão", ele gostaria, é claro, de viver apenas de sua música, que hoje ainda não lhe rende retorno financeiro. Mas é questão de oportunidade.
É difícil saber se Nando Reis ouviu com atenção o CD de Vinicius. Mas se o fez, certamente levou de Mogi Mirim uma boa lembrança. Quem desejar conhecer o trabalho de Vinicius pode acessar o MySpace ou Palco mp3. No YouTube, está disponível o videoclipe da canção "Em Seu Olhar".
Com dois anos de aniversário, pretendo em breve escrever um post sobre o videoclipe de Em Seu Olhar. Para download das músicas, o navegante pode acessar o site Palco mp3, onde estão todas as músicas que eu enviei para o Nando Reis (e que, até o presente momento, não se manifestou). Logo, logo estarei também lançando outra canção, chamada "Outono". Espero que gostem.
Que bom que você postou isso. Gostei bastante das músicas que ouvi e do video clipe.
ReplyDeleteQualquer hora o Nando manda um email pra você, hehe.
Abraços.
Deus te ouça, Mayra.
ReplyDeleteO Fernando, um dos leitores deste blog, me perguntou um dia se eu não ia escrever um post sobre o meu trabalho. Pensei: quando fizer 2 anos, vou escrever alguma coisa sobre o clipe "Em Seu Olhar". Isso foi bem antes do Nando fazer o show e o Rodrigo entregar o meu material para ele. Quando o jornal quis me entrevistar, logo pensei: vou escrever um post sobre a matéria em meu blog. Ei-a, pois.