Saturday, October 8, 2011

A "Simphonia" de Vinicius

Saiu na capa do jornal O Popular de 28 de setembro de 2011:


O Talentoso Vinicius

Arranjador e também compositor, Vinicius Lacerda, de 23 anos, está dando início a um novo projeto integrando uma banda, que se prepara para estrear no mercado. Mas, há tempos, o jovem já se dedica a um trabalho solo, que resultou no projeto "Simphonia Paralella", um CD com várias canções de Vinicius [e Rafael Lacerda], que mostra muita personalidade musical. Mais dessa história poderá ser conferida no sábado, no caderno Multiplus.



Devia ser segunda-feira (20 de setembro) quando Rodrigo, o big boss, me ligou dizendo:

- Vini, o pessoal do jornal O Popular ficou sabendo que eu entreguei o seu material pro Nando Reis no 07 de setembro e agora eles querem entrevistá-lo. Está tudo bem pra você?

Eu disse que sim. Ele me passou então o telefone da assessoria da Prefeitura, que possuia o contato do jornal; liguei lá e marquei uma entrevista no dia seguinte.

O resultado pode ser co
nferido logo abaixo, matéria que foi publicada na página 3B do caderno Multiplus (O Popular - 01 de outubro de 2011).

À simpática jornalista Vanda Vedovatto, quem me recebeu para a entrevista, e a O Popular meus sinceros agradecimentos.

obs: as anotações em colchetes (acima e abaixo) são ressalvas e ênfases minhas.


A "Simphonia" de Vinicius


por Vanda Vedovatto


No dia 07 de setembro, o cantor e compositor Nando Reis recebeu em seu camarim, pouco antes do show no Complexo Esportivo "José Geraldo Franco Ortiz", o Lavapés, um CD com o sugestivo nome de "Simphonia Paralella". O autor do trabalho é o mogimiriano [nascido em São Bernardo do Campo] Vinicius Lacerda, 23, músico virtuoso [nem tanto] que circula por vários instrumentos e tem como forte os arranjos.


No CD estão 11 canções compostas por Vinicius e o irmão Rafael. A interpretação é de Vinicius. O som remete ao
pop rock das bandas dos anos 80 e o rock britânico da década seguinte. Mas não se trata de uma cópia de famosas bandas. O som é original e mostra a personalidade do músico. São melodias envolventes e que deixam perceber os bons arranjos.

O encontro de Vinicius com a música deu-se com mais intensidade há cerca de 5 anos. Ele passou a estudar música e canto. "Gosto de cantar, mas não me considero 'a voz'", diz Vinicius, embora a interpretação em "Simphonia Paralella" seja bem consistente.


Seus estilos vão do rock alternativo ao pop. Mas, Vinicius é um músico mais de estúdio, especializado mesmo em arranjos [fato]. Mesmo assim, ele está envolvido em um novo projeto. Trata-se de uma banda, ainda sem nome, que deve em breve surgir no mercado local. Ele é guitarrista da banda.

Enquanto a banda não começa a se apresentar, Vinicius divulga seu trabalho na
internet. "É um meio que ajuda bastante, mas não vai resolver. Não se pode contar apenas com isso", considera. Ele sabe, assim, que o mercado da música é bastante restrito e sem uma porta de acesso [QI - quem indica] torna-se [muito] difícil "emplacar".

Para o futuro, Vinicius Lacerda projeta continuar gravando e compondo seus trabalhos. Mesmo sendo "pé no chão", ele gostaria, é claro, de viver apenas de sua música, que hoje ainda não lhe rende retorno financeiro. Mas é questão de oportunidade.


É difícil saber se Nando Reis ouviu com atenção o CD de Vinicius. Mas se o fez, certamente levou de Mogi Mirim uma boa lembrança. Quem desejar conhecer o trabalho de Vinicius pode acessar o
MySpace ou Palco mp3. No YouTube, está disponível o videoclipe da canção "Em Seu Olhar".


Com dois anos de aniversário, pretendo em breve escrever um post sobre o videoclipe de Em Seu Olhar. Para download das músicas, o navegante pode acessar o site Palco mp3, onde estão todas as músicas que eu enviei para o Nando Reis (e que, até o presente momento, não se manifestou). Logo, logo estarei também lançando outra canção, chamada "Outono". Espero que gostem.

2 comments:

  1. Que bom que você postou isso. Gostei bastante das músicas que ouvi e do video clipe.

    Qualquer hora o Nando manda um email pra você, hehe.

    Abraços.

    ReplyDelete
  2. Deus te ouça, Mayra.

    O Fernando, um dos leitores deste blog, me perguntou um dia se eu não ia escrever um post sobre o meu trabalho. Pensei: quando fizer 2 anos, vou escrever alguma coisa sobre o clipe "Em Seu Olhar". Isso foi bem antes do Nando fazer o show e o Rodrigo entregar o meu material para ele. Quando o jornal quis me entrevistar, logo pensei: vou escrever um post sobre a matéria em meu blog. Ei-a, pois.

    ReplyDelete