Monday, October 17, 2011

Videoclipe "Em Seu Olhar"




Já fazem 2 anos. Pois é, o tempo passa rápido. Nesta postagem, são apenas irrisórias 338 visitas. Acontece que não trabalhei com nenhum meio de divulgação para o vídeo, nem fiz muita exposição dele. Sem propagandas e campanhas não dá para fazer milagres. Até porque ninguém vai adivinhar que você gravou um videoclipe e que ele está no YouTube.

Tudo começou quando o site Terra promoveu o Concurso Hit Zero, em que os candidatos concorriam a um contrato com a gravadora Universal e uma apresentação no Festival Planeta Terra 2009. Isso foi no final do mês de setembro daquele ano.




Havia quase um ano que eu tinha comprado um Yamaha MM6 para aprimorar os arranjos de minhas gravações. Inicialmente, havia criado um projeto solo chamado The Sound Chambers, com três canções em inglês (hoje com quatro) em um perfil na rede social MySpace. Lembro que na época, o site estava em seu auge, bombando de artistas musicais de todos os cantos do mundo. Lembro que enviava freneticamente centenas e centenas de solicitações de amizade, convidando internautas de diversos países a conhecerem as minhas músicas. De muitos recebia elogios, de outros, críticas construtivas. E uma boa parte deles me ignoravam também.


Posteriormente, passei a trabalhar com canções em português - projeto Simphonia Paralella (vide reportagem "A Simphonia de Vinicius"). Meu irmão compusera várias delas: Retrato, Empatia, Em Seu Olhar, Primário Sentimento, Um Breve Adeus e Metrópole (ainda escreverei um post falando um pouco de cada uma dessas canções). Ao tomar conhecimento do concurso, decidi gravar um videoclipe da música Em Seu Olhar, a fim de concorrer aos prêmios. Pensei comigo: o "não" eu já tenho; então vou tentar o "sim".





Contei com a colaboração de várias pessoas neste vídeo: meu pai, meus irmãos Rafael e Carla, meus primos Gustavo e Ellen e o meu colega de trabalho Paulo (mais conhecido como Nany). As filmagens se passaram em vários locais da cidade de Mogi Mirim: o Complexo Lavapés (Zerão), o Paraíso da Cachoeira, o Teatro de Arena e as redondezas da Vossoroca. Tudo com uma Sony Cybershot de 7 megapixels e um aparelhinho de som com entrada USB para o lip-sync.


Quando criei o vídeo, não sabia muito bem o que queria fazer. As ideias simplesmente foram surgindo e eu fui registrando na câmera. Tudo com a ajuda dos colaboradores supracitados. Queria mesmo conferir ao clipe um ar de "caseiro", mas com um toque artístico. Nada de amadorismo. E até que gostei do resultado.





Só não gostei de como ele apareceu no site do Hit Zero. O concurso tinha uma exigência: sua extensão deveria ser wmv, com tamanho máximo de 40 MB. Quando o mixei, o vídeo era de extensão mpeg, com mais de 60 MB de memória. Não entendia muito de conversão e compactação de vídeos na época (continuo não entendendo, mas hoje conseguiria um resultado melhor) e quando o converti e compactei, sua qualidade caiu consideravelmente. Não tinha muita escolha, já que o prazo do concurso estava expirando - 13 de outubro - portanto, tive que enviá-lo assim mesmo.


Dos mais de 600 vídeos concorrentes, 10 foram escolhidos para a fase de votação, que elegeria os três finalistas. O meu vídeo, obviamente, não estava entre os 10. Não cabe a mim entrar na questão da qualidade das canções que foram selecionadas, mas os vídeos eram claramente superiores.




A banda vencedora foi Fuja Lurdes (merecidamente), que disputou a final com CW7 e Jamballay. Em breve publicarei um post sobre Imaginar, a canção que levou o grupo à vitória.

No comments:

Post a Comment