Fuja Lurdes - Imaginar (nota: 9)
Com canções acessíveis, dentro daquilo que classificamos como pop rock, o som de Fuja Lurdes remete às vezes a algumas melodias do Jota Quest. Tato Levicz, vocalista, no entanto, tem ótima performance e estética vocais, que conferem personalidade e consistência ao conjunto. As gravações disponíveis no perfil da banda, no site Palco mp3, são de qualidade profissional.
Em seu release, tirado do mesmo site, está escrito:
A banda é formada por 5 grandes amigos com objetivos em comum. O primeiro disco, com 11 músicas próprias, foi gravado no estúdio Toca do Bandido, com produção musical de Tomás Magno e produção executiva do ator/empresário Alexandre Slaviero. O álbum conta com a participação especial do tecladista Maurício Barros (Barão Vermelho) nas canções O Que Passou, Tão Só e No Caminho.
Em sua sede de encontrar um novo nome para o rock nacional, com canções consistentes e que preenchesse a lacuna que existia (e ainda existe) no cenário do gênero, meu irmão se interessou pelo som do grupo ao conhecê-lo pela internet e me apresentou o seu perfil no site Palco mp3. A faixa Talvez Um Dia, em especial, lhe chamou a atenção.
Isso aconteceu bem antes do Concurso Hit Zero. Isto é: eu já conhecia a banda antes mesmo de ela ser a vencedora do concurso. Tanto que me surpreendi ao saber que eles tinham sido escolhidos dentre os dez para a votação da final. "Ei, eu conheço esses caras", pensei. Mal sabia que estavam participando da competição.
Cheguei a assistir a todos os 10 vídeos selecionados pela Universal. Alguns tinham propostas interessantes, outros nem tanto; alguns não me cativaram nem um pouco. Mas a canção de Fuja Lurdes era, na minha opinião, a de melhor conteúdo e proposta.
Quando da divulgação do vencedor do concurso, a redação do site Terra publicou:
A banda é formada por Henrique Domakoski, guitarrista, Marcel Lima, baterista, Rodrigo Ribeiro, baixista, Tato Levicz, vocalista, Diogo Ramalho, tecladista, Eduardo Fraletti, guitarrista. Os integrantes ouviram falar do concurso em uma rádio, mas quem pilhou Fuja Lurdes a participar foi o fã-clube do grupo. O vídeo da música Imaginar foi inscrito na terceira semana do Hit Zero. "Acreditamos no sonho e ficamos muito felizes quando vimos que estávamos entre as dez", disse o baterista Marcel Lima.
A trajetória até a final foi longa. Depois de passarem pela primeira fase, começou a briga pelos votos do público - votação online, pelo hot site do Hit Zero. Nessa fase, ocuparam os quatro computadores da casa que dividem em Curitiba para que os amigos, no tempo livre, ficassem votando na banda. O fã-clube também ajudou, descolando alguns laptops e criando concursos no Orkut que promoviam a votação.
Vivendo da música, Henrique, Marcel, Rodrigo, Tato, Diogo e Eduardo, todos na faixa dos 24 anos, avaliaram que só por estarem entre os três finalistas para a carreira da banda já tinha valido. A divulgação conquistada com o concurso foi enorme, segundo os integrantes da banda.
Com oito anos de carreira e um CD já gravado, eles continuam independentes e acham que o maior prêmio é assinar com uma gravadora e tocar em um grande festival como o Planeta Terra.
"Já ganhamos e perdemos muita coisa. Vencer (o Hit Zero) é mais um passo conquistado em nossa carreira. Vamos continuar lutando, com certeza", disse Tato Levicz, vocal do grupo.
O álbum No Caminho, lançado em dezembro de 2009 pelo selo Universal, pode ser ouvido na íntegra nos sites Trama Virtual e Sonora/Terra.
Obs: impressão minha ou é o solo de Live Forever (Oasis) na introdução de Ilusão?
Veja também outros timbres nacionais:
Columbia - Tóquio
Os Informais - Sem Esquecer
No comments:
Post a Comment