Wednesday, February 9, 2011

Timbres Nacionais: Columbia - Tóquio

Estamos a um mês do Carnaval, e lembro que há pouco mais de um ano, tive o prazer de receber o convite da banda Columbia no MySpace para assistir ao seu novo clipe: Tóquio. A composição parece tratar de uma situação do tipo “peixe fora d'água”. É uma ideia que fica bem clara no vídeo.



Columbia - Tóquio (nota: 10)

Sim, eu também me sinto um “peixe fora d'água” em época de Carnaval. Não faz meu estilo, embora eu respeite bastante. Acho até que, por fazer parte de nossa cultura, é algo que deva ser preservado. No entanto, junto ao clima de euforia e diversão, também devem ser preservados princípios como o de respeito e moralidade. Seria redundante citar os tipos de abuso que são cometidos por muitos nesta época do ano. Enfim...


Um outro contraste me chamou a atenção: sendo o Carnaval uma espécie de comemoração, a música tem uma abordagem bastante sombria. Repetindo a frase “desaprendi tudo”, vestida de preto, Fernanda Marques expressa a sensação de frustração, confusão e isolamento, coisas que se opõem ao clima festivo do Carnaval.

Desconheço o real motivo pelo qual a música recebeu o nome da capital do Japão, mas acredito que, pela mensagem que ela transmite, seja exatamente essa sensação de estar em um lugar totalmente estranho, onde todos falam outra língua.

Detalhe:

Quando recebi o convite, estava em minha fase The Cure, explorando seus trabalhos, pegando o gosto por sonoridades mais depressivas (embora goste bastante da banda, não me considero nem um pouco um cara depressivo; muito pelo contrário, sou do tipo que gosta mais de olhar para a parte cheia do copo).

Ainda não cheguei a conhecer todos os álbuns, mas conheci o bastante para entender as radicais variações de humor de Robert Smith, sempre enfático em suas composições, e o que muito me intrigou é o poder de persuasão que muitas delas possuem, algo que todo amante da música (como eu) pretende buscar.

Você deve estar se perguntando por que estou falando isso. Acontece que, coincidência ou não, The Cure é citado como uma das inspirações da banda em sua comunidade do orkut - assim como U2, Oasis, Radiohead, Interpol... É, não poderia sair coisa ruim.


Bom, foi então que, atendendo ao convite de Columbia, me impressionei. A canção traduzia (e ainda traduz) exatamente o que eu almejo em uma música (principalmente no rock nacional): uma exaltação dos sentimentos. Mas sem soar meloso ou exageradamente trágico. Tudo deve ser na medida certa. E Columbia conseguiu.


Quem quiser conhecer melhor o trabalho mais recente da banda, Um Quarto Escuro, é só acessar este link. Obs: Eu gostei do álbum e comprei.


Veja também outros timbres nacionais:

Os Informais - Sem Esquecer
Fuja Lurdes - Imaginar

2 comments:

  1. O carnaval só me deixa um peixe fora d'água quando a água (grana... ou água também... hehehehe) acaba!

    Sabe que tem um cd dessa banda aqui em casa. Comprei por uma sugestão de um amigo e até presentei minha namorada com um.
    Não faz muito bem ouvir no carnaval, mas às vezes, a gente se pega no friuzinho ou na chuvinha ouvido aquela fofura de álbum.

    Parabéns pelo post!

    ReplyDelete
  2. mto bom o post...

    acredito que seja esse mesmo o sentido do clipe...e em relação ao nome da musica, não tinha pensado por esse angulo... faz sentido...

    parabens...

    ReplyDelete