Thursday, February 3, 2011

Traduções Livres I

Coisas que eu não entendo

A maneira como as ondas controlam o mar,
E aquilo que eu venho a ser,

Como coisas pequenas podem escapar de nossas mãos;


Como as pessoas mudam com frequência,

Dois não permanecem os mesmos,

Por que nem sempre tudo acaba como se planeja;


São coisas que eu não entendo.

Estas são coisas que eu não entendo.


Não sei escolher

O certo do errado,

O dia da noite,

A luz da escuridão;


Mas eu amo, amo esta vida.


Como o espaço é infinito,

Quem é que determina o seu destino,

Por que tudo se dissolve em pó;


Como evitar a derrota,

O lugar em que realidade e ficção se encontram,

Por que nada acaba como você planeja;


São coisas que eu não entendo.
Estas são coisas que eu não entendo.

Não sei escolher
O certo do errado,
O dia da noite,
A luz da escuridão;

Mas eu amo, amo esta vida
.

Canção:
Things I Don't Understand
Artista:
Coldplay
Composição:
Berryman, Buckland, Champion, Martin.

Retirado do single Speed Of Sound, lançado em maio de 2005.

Coldplay já pode ser considerado um grupo de rock mainstream pelo sucesso e o número de fãs que conquistou nessa última década. Mas sempre gosto de explorar os lados B e as “pérolas escondidas”. Dentre tantas, esta é uma delas. Acho até que ela poderia ter entrado no álbum (X & Y). Se você curte a banda e ainda não ouviu a música, acho que esta é uma boa oportunidade.

OBS: Aqui há uma tentativa de deixar a leitura das letras mais fluida e natural, algo que quase sempre se perde em uma tradução literal. A princípio, o propósito é enfatizar ao leitor a ideia ou o sentimento que está armazenado nos versos. É claro que há preocupação com o verdadeiro significado, mas aqui tomarei um pouco mais de liberdade para modificar algumas palavras sem modificar o sentido, e conferir à composição um ar mais poético.

O que soa elegante em inglês nem sempre soa esteticamente adequado em nossa língua, porque a língua é algo único, peculiar, cada qual com a sua própria sonoridade e dinâmica.

No comments:

Post a Comment